Pular para o conteúdo principal

AddThis

a economia é mais importante.

A ECONOMIA AO ERÁRIO É MAIS IMPORTANTE

Dados Gerais

Processo: MS 5606 DF 1998/0002224-4

Relator(a): Ministro JOSÉ DELGADO

Julgamento: 12/05/1998

Órgão Julgador: S1 - PRIMEIRA SEÇÃO

Publicação: DJ 10.08.1998 p. 4
RDR vol. 14 p. 175

Ementa

ADMINISTRATIVO. LICITAÇÃO. HABILITAÇÃO. MANDADO DE SEGURANÇA. EDITAL.
 
1. As regras do edital de procedimento licitatório devem ser interpretadas de modo que, sem causar qualquer prejuízo à administração e aos interessados no certame, possibilitem a participação do maior número possível de concorrentes, a fim de que seja possibilitado se encontrar, entre várias propostas, a mais vantajosa.
 
2. Não há de se prestigiar posição decisória assumida pela Comissão de Licitação que inabilita concorrente com base em circunstância impertinente ou irrelevante para o específico objeto do contrato, fazendo exigência sem conteúdo de repercussão para a configuração da habilitação jurídica, da qualificação técnica, da qualificação econômica-financeira e regularidade fiscal.
 
3. Se o edital exige que a prova da habilitação jurídica da empresa deve ser feita, apenas, com a apresentação do "ato constitutivo e suas alterações, devidamente registrada ou arquivadas na repartição competente, constando dentre seus objetivos a exclusão de serviços de Radiodifusão...", é excessiva e sem fundamento legal a inabilitação de concorrente sob a simples afirmação de que cláusulas do contrato social não se harmonizam com o valor total do capital social e com o correspondente balanço de abertura, por tal entendimento ser vago e impreciso.
 
4. Segurança concedida

 

Acordão

Por unanimidade, conceder a segurança.

 

Resumo Estruturado

ILEGALIDADE, COMISSÃO DE LICITAÇÃO, INABILITAÇÃO, LICITANTE, PERMISSÃO DE USO, SERVIÇO DE RADIODIFUSÃO, INEXISTENCIA, FUNDAMENTAÇÃO JURIDICA, NÃO OCORRENCIA, CONTRADIÇÃO, CONTRATO SOCIAL, BALANÇO, ABERTURA.
 

(MS n. 5.606/DF, Rel.Min.José Delgado, DJU 10.08.1998).

Divulgar conteúdo