Pular para o conteúdo principal

AddThis

Balanço Patrimonial na forma da lei

BOA TARDE!
PARTICIPEI DE UMA LICITAÇÃO, ONDE UMA EMPRESA RECÉM CONSTITUÍDA (2017) APRESENTOU UM BALANÇO PATRIMONIAL DE 22/02/2017 A 30/04/2017, MAS NÃO APRESENTOU OS ÍNDICES FINANCEIROS QUE EXIGIA O EDITAL.
A PERGUNTA QUE FAÇO É: "UMA VEZ QUE A EMPRESA APRESENTOU O BALANÇO PATRIMONIAL DE POUCO MESES, ELA TAMBÉM PODERIA TER APRESENTADOS OS ÍNDICES? A EMPRESA RECÉM CONSTITUÍDA ESTÁ DISPENSADA DE APRESENTAR OS ÍNDICES FINANCEIROS?

Assinatura no Balanço

Caríssimo!

Gostaria de sanar uma dúvida, referente à uma empresa pública, na qual os Administradores não assinaram o Balanço, não realizaram a prestação de contas do Exercício de 2012 e saíram da empresa. Desta forma, até hoje não houve regularização do fato. Pergunto: Os administradores atuais podem assinar aquele balanço e prestação de contas? Existe alguma forma para que a situação seja regularizada sem a assinatura dos antigos administradores?

Desde já grato pela atenção!

Balanço Patrimonial para Filial

Boa tarde Prezado, recentemente participei de uma licitação onde apresentei o Balanço Patrimonial da nossa empresa matriz, porém usei documentação de uma filial nossa. O Pregoeiro nos inabilitou afirmando que no nosso Balanço Patrimonial não se encontrava em nenhum campo menção ao CNPJ da filial.
Sempre participamos de todas as licitações seja em qualquer Estado, usando esse Balanço com o CNPJ da Matriz, pois ele é o Balanço consolidado e é a primeira vez que somos inabilitados.
Foi correta a inabilitação?

Balanço centralizado na matriz

Não. Entre com recurso e prove que o Balanço da sua filial é centralizado na matriz.
De acordo com o art. 252 do RIR/99 e a ITG 2.000, aprovada pela Resolução CFC nº 1.330/11 - Da Escrituração Contábil de Filiais, a escrituração contábil de matriz e filiais poderá ser centralizada ou não centralizada. Portanto, a entidade que possuir filiais poderá optar por uma ou outra forma de escrituração.

Termo de encerramento.

Prezado, 

Primeiramente, parabenizo pelo excelente texto. 

Gostaria de um auxilio, referente um caso em concreto. 

Atuei em um pregão presencial como empresário individual. 
Consegui ganhar a licitação, porém na habilitação fui desclassificado, pois apresentei o balanço patrimonial de 2014, tendo em vista que tenho até dia 30 de abril para apresentação do balanço de 2015; porém a desclassificação ocorreu por não apresentar o termo de encerramento do balanço. 
Realmente, este constava no edital, porem pelo fato da licitação estar aberta para vários tipos de empresa, acreditei que no meu caso, MEI, não era necessário. 
Gostaria de sua visão sobre o caso. 

 

Agradeço imensamente pela atenção.

 

Caroline

 

Balanço Patrimonial e índices contabeis

Bom dia, tenho uma empresa que estava inativa a 10 anos, meus filhos reativarão estando com todas os documentos em dia. acontece que ela foi reabilitada em 2014 só com integralização do capital não teve nenhum movimento, o balanço é zero e o DRE também seu capital é de 450.000,00, qual o undice contábel que ela possue pois não tem dividas nehuma e fui inabilitado numa concorrencia pois alegarão que não é possivel extrair indice nenhum o que acho impossível para mim 450.000,00/450.000,00 no minimo é zero e nesse ano ela começou a trabalhar, vcs podem me ajudar em fazer o recurso e dizem que os indices tem que ser assinado pelo representante legal não só pelo contador o balanço patrimonial eu assinei esta registrado na junta comercial e em cartório e o contador também é claro que assinou, preciso entrar com esse recurso 2ª feira ou 3ª pois foi publicado no dia 18 minha inabilitação sobre isso, ..att., Obrigado 

 

Falta de verificação do email de registro de usuário

Prezado Antônio,

Infelizmente talvez você tenha se prejudicado porque não verificou o email de confirmação do seu registro de usuário no site e só agora entrei para ver a fila de moderação para publicar seu comentário. Se você tivesse confirmado o registro seu comentário seria publicado automaticamente. Enfim, vamos ao seu problema. Pois bem, no seu caso você tem na mão o que se chama de Balanço de Abertura e todos os seus índices devem ser considerados iguais a 1. Você encontra fundamentação no próprio manual de licitação do TCU que disponibilizamos para download também aqui no site.

Sugestão

Anuncie gratuitamente na parte de COTAÇÕES ONLINE ou, se preferir, crie um post de BLOG (Página inteira) falando mais sobre seus serviços, incluindo fotos etc. Veja seu email para confirmar o seu registro no site, pois aparece "(não verificado)", após confirmar suas postagens serão publicadas automaticamente. Não se faz Balanço para licitação, sugiro que informe melhor que você faz escrituração contábil para fins de Balanço na forma da lei.

Assinatura do Balanço

Boa noite,

Caro,

Tenho uma dúvida, uma empresa em que no ano de 2014 efetuou uma alteração contratual de sócios incluindo uma sócia administradora e o sócio antes administrador passa a ser sócio capitalista e que posteriormente realizou o fechamento do balanço patrimonial de 2013 a assinatura do mesmo se dará pelos atuais sócios estou correto? no caso de uma licitação o balanço registrado com a assinatura do sócio capitalista e não o sócio administrador me trará problemas?

Veja que o Balanço

Veja que o Balanço Patrimonial encerrado em 31/12/2013 precisa ser assinado por quem respondia até essa data. Se em 2014 o quadro societário foi alterado, então o reflexo só se dará no encerramento deste em 31/12/2014 que será registrado na Junta Comercial em 2015.

BALANÇO PATRIMONIAL

Excelente artigo.